Ser Psicólogo é...

Ser Psicólogo é uma imensa responsabilidade, uma notável dádiva. Recebemos o dom de usar a palavra, o olhar, as nossas expressões, e até mesmo o silêncio. O dom de tirar lá de dentro o melhor que temos para cuidar, fortalecer, compreender, aliviar. Ser Psicólogo é um ofício tremendamente sério, é um grande privilégio, pois tocamos no que há de mais precioso e sagrado em um ser humano: seus segredos, seus medos, suas alegrias, prazeres e inquietações.

(Walmir Monteiro)

terça-feira, 20 de março de 2012

TRANSTORNO BIPOLAR É GRAVE E ATINGE PRINCIPALMENTE OS JOVENS!!!

Uma hora você esta muitoooooo alegre, e logo depois você fica muitooooo triste, desanimada, irritada, sem vontade de fazer nada... Você conhece alguém assim???? Você já se sentiu assim alguma vez???
Esta alteração de humor pode ser o que chamamos de Transtorno Bipolar, uma doença grave que atinge principalmente os jovens... porém é preciso tomar cuidado para não generalizar....  como assim generalizar?!?!... Eu já escutei muitos amigos e pessoas ao me redor utilizarem a expressão Transtorno Bipolar de uma forma popular errada, geralmente é assim: hoje “eu estou bipolar”, se referindo a uma alteração de humor normal, que nós todos temos diante das circunstancias da vida, diante às vezes do nosso cansaço ou de alguma situação especial... Já o Transtorno Bipolar claramente como o nome já diz é um “TRANSTORNO”... é uma DOENÇA...  vou fazer um breve resumo sobre suas características, causas e tratamento... Fique a vontade para comentar, criticar, tirar dúvidas e compartilhar... BOA LEITURA!!!!

SOBRE O TRANSTORNO

O Transtorno Bipolar apresenta  episódios de mania (estado de excitação grande/euforia), alternados com episódios depressivos e de irritabilidade. As fases maníacas não precisam necessariamente ser seguidas por fases depressivas, nem as depressivas por maníacas, ou seja, a bipolaridade se manifesta de varias formas, e às vezes aparece de uma forma mista, alterando entre e euforia, depressão e irritabilidade.  Entre uma fase e outra a pessoa pode ser normal, tendo uma vida como outra pessoa qualquer, já outras pessoas podem apresentar leves sintomas entre as fases, não alcançando uma recuperação plena. Há também os pacientes, uma minoria, que não se recuperam, tornando-se incapazes de levar uma vida normal e independente. A bipolaridade maneira geral aparece entre os 20 e 30 anos, os homens  mais frequentemente logo após os 20 anos e as mulheres mais perto dos 30 anos, pode acontecer manifestações mais tardias, porém é raro.

SINTOMAS

Na fase depressiva a pessoa em geral fica quieta, distante e triste. Apresenta uma inibição das atividades e pode chegar  até a inércia total, apresentando inclusive lentidão psicomotora. A capacidade física fica  comprometida, pois o indivíduo sente um cansaço  constante. O humor é melancólico  e  a auto-estima rebaixada. O  indivíduo tem sentimentos  de inferioridade. Em geral é uma pessoa pessimista e desesperançada, não consegue manter a concentração e a atenção. Há muito pouco interesse  pelas coisas em geral, e  o prazer pela realização dos objetivos de vida,  que antes eram agradáveis, desaparece. Na medida em que o processo torna-se mais grave, o sujeito evita  estabelecer laços afetivos de qualquer natureza.  Lamentos  são freqüentes e a irritabilidade, mais forte, também acontece devido a uma diminuição da paciência. No dia a dia há sérias dificuldades  para adormecer. Quando consegue dormir, entretanto, o indivíduo  dorme mal e de forma agitada. Ao amanhecer, há uma inquietação que o impede  de levantar-se, mas ele não consegue ficar na cama. Mas o oposto também pode ocorrer, ou seja,  sono em demasia. Essa é uma forma de fugir da realidade, e é mais comum em adolescentes.  Há uma diminuição do apetite, com perda acentuada de peso ou, como no sono,  ocorre o oposto, há um ganho excessivo de peso. A libido ou, desejo sexual, fica reduzida.

Na fase de mania (eufórica) geralmente a pessoa é agradável, disposta e  excessivamente alegre. Sente-se invencível, acha que nada poderá detê-los. São hiperativos, não conseguem ficar parados, sentados por mais do que alguns minutos ou relaxar. O senso de perigo fica comprometido, e eles envolvem-se em atividades que apresentam tanto risco para sua integridade física, como patrimonial. O comportamento sexual fica excessivamente desinibido e, mesmo, promíscuo tendo numerosos parceiros num curto espaço de tempo. A maneira de falar, geralmente, se dá em tom de voz elevado, cantar é um gesto freqüente nesses pacientes. Tem elevação exagerada da auto-estima, sentimentos de grandiosidade que podem chegar a uma manifestação delirante de grandeza, onde o individuo sente-se uma pessoa muito especial. Em muitas situações o indivíduo  considera-se uma pessoa  dotada de poderes e capacidades especiais. Não há limites a serem respeitados, ou barreiras que impeçam qualquer ação, o que faz com que se tornem pessoas socialmente inconvenientes. Exerce suas atividades de forma acelerada e até mesmo caóticas. Não conseguem considerar a opinião dos demais. Eles sabem tudo, se metem em tudo, sabem fazer qualquer coisa, resolvem todos os problemas e têm as melhores idéias. A pessoa fala  ininterruptamente, as idéias ocorrem rapidamente, a ponto deles  não conseguirem concluir o que começaram, muitas vezes emenda uma idéia não concluída em outra diferente e assim, sucessivamente. Ou seja, pacientes nesta fase tem sentimento de estar no topo do mundo, com uma alegria e bem, estar inabaláveis, nem mesmo más notícias, tragédias ou acontecimentos horríveis diretamente ligados ao paciente, podem abalar o estado de humor. Nessa fase o paciente literalmente ri da própria desgraça.

CAUSAS

Tem origens genéticas e a causa propriamente dita é desconhecida. Geralmente o transtorno bipolar é desencadeado por algumas das diversas condições estressantes que ocorrem na vida,  como traumas, acidentes, mudanças, quebras financeiras, troca de emprego, perda de status social, separações, morte de pessoa querida etc.

TRATAMENTO

Por não tem uma causa completamente definida , não falamos em cura, porém tem uma estabilidade,  e o tratamento tanto psicológico quanto medicamentoso, não visa só melhorar a crise, mas sim impedir que ela se manifeste, pois é uma doença que tem tendência a recaída. Pacientes com este tipo de transtorno podem ou não perceber as alterações de humor e os sintomas, por isso cada vez mais valorizamos o papel fundamental da família, pois a Bipolaridade é vista como uma doença que se espalha no seio familiar, com um poder desestruturante não apenas para o doente, como também para aqueles que o cercam mais intimamente. Enquanto um membro familiar padecer de bipolaridade, todos, de alguma forma, estarão implicados em seus efeitos. A Psicoterapia vem em auxílio à família com o objetivo de melhor orientá-la na forma de lidar  com o paciente Bipolar, como também em reestruturar-se diante dos conflitos. Sendo assim, o apoio psicoterápico o auxiliará não apenas durante a crise, mas também no estabelecimento de uma “qualidade de vida” que restabeleça seu equilíbrio e o torne menos suscetível a novas crises.

Um comentário:

  1. Nossa! Muito bom!!! Não sabia dos verdadeiros sintomas desse transtorno e, como vc mesma falou, tinha uma concepção popular disso. Às vezes me achava biboplar só pq mudava de humor num mesmo instante, por exemplo, estava super alegre, conversando e, de repente, lembro de algo e fecho a cara! rs... Bom saber!!!

    ResponderExcluir

Escolha viver bem e com qualidade!

Agende sua consulta!