Ser Psicólogo é...
Ser Psicólogo é uma imensa responsabilidade, uma notável dádiva. Recebemos o dom de usar a palavra, o olhar, as nossas expressões, e até mesmo o silêncio. O dom de tirar lá de dentro o melhor que temos para cuidar, fortalecer, compreender, aliviar. Ser Psicólogo é um ofício tremendamente sério, é um grande privilégio, pois tocamos no que há de mais precioso e sagrado em um ser humano: seus segredos, seus medos, suas alegrias, prazeres e inquietações.
(Walmir Monteiro)
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Estudo mostra cicatrizes psicológicas do câncer...
Olá Galera... Já faz um tempo que não compartilho informações com vocês aqui no blog... Achei esta reportagem da folha.com interessante... então boa leitura!!!!!
"Um diagnóstico de câncer é capaz de deixar cicatrizes psicológicas tão profundas quanto as infligidas pelo envolvimento numa guerra. É o que indica uma nova pesquisa feita com pacientes.
Mais de uma década depois de terem recebido a notícia do diagnóstico, quatro em cada dez sobreviventes relatam sintomas como excesso de tensão permanente, pensamentos perturbadores sobre o câncer ou enfraquecimento dos laços emocionais com amigos e parentes.
São características que se encaixam na definição de síndrome do estresse pós-traumático, problema psiquiátrico que normalmente afeta veteranos de guerra.
Segundo Sophia Smith, pesquisadora do Duke Cancer Institute, na Carolina do Norte (EUA), é concebível que o trauma atrapalhe o prosseguimento da terapia.
"Ficamos preocupados com a possibilidade de o paciente evitar os cuidados médicos e pular os retornos no consultório", diz. "Não temos dados que demonstrem isso, mas é uma preocupação constante para nós", afirma a autora do estudo."
Fonte: Folha.com
Link: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/990174-estudo-mostra-cicatrizes-psicologicas-do-cancer.shtml
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Escolha viver bem e com qualidade!
Agende sua consulta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário